A catarata é uma doença que torna o cristalino (lente interna do olho) opaco. É a maior causa de perda da visão no mundo.

No Brasil responde por 49% dos casos de cegueira tratável. A principal causa é o envelhecimento natural dos olhos. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que atinge 17% das pessoas entre 55 e 65 anos, 47% entre 65 e 75 anos e 73% após 75 anos.
Em média, os cidadãos aguardam 314 dias por uma avaliação de catarata. Na prática, quase um ano inteiro para verificar se há indicação para cirurgia, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, um dos melhores do país.
Atentos a esta realidade, o iAMA criou o Projeto Catarata, que tem por objetivo a realização de cirurgias de catarata a preços parcialmente custeados por doadores (parceiros do iAMA) nos pacientes de baixa renda. Por não terem tido assistência médica adequada, milhares de pessoas portadoras de catarata perderam total ou parcialmente a visão.
Cegueira triplica no Brasil
O rápido envelhecimento da população brasileira e as longas filas de espera por cirurgias eletivas no SUS (Sistema Único de Saúde) explicam porque a catarata responde pela perda da visão de praticamente metade dos brasileiros.
Para se ter ideia, a estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) baseada nos levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de que entre 2010 e 2019 o número de cegos no Brasil triplicou, saltando de 506,3 mil para 1,577 milhão.
Uma pesquisa do CFM (Conselho Federal de Medicina) aponta que as maiores demandas por cirurgias eletivas no SUS são respectivamente: catarata, correção de hérnia, retirada da vesícula, varizes e das amígdalas. Em hospitais e clínicas que realizam cirurgias pelo SUS, é comum pacientes não aparecerem para operar na data marcada ou não apresentarem os exames necessários para passar pelo procedimento.
Isto atrasa o tratamento e quanto mais madura é a catarata, maiores são os riscos de complicações durante a cirurgia. Esta realidade é ainda pior entre os portadores de glaucoma. Isso porque, a catarata aumenta a espessura do cristalino e pode dificultar o controle da pressão intraocular entre glaucomatosos.

Os principais sinais da catarata são: troca frequente dos óculos, ofuscamento em locais ensolarados e no trânsito, enxergar halos ao redor da luz, perda da visão de contraste e necessidade de mais iluminação para ler. Mas, como acontece com a maioria das doenças oculares, as alterações visuais são progressivas e passam despercebidas na fase inicial.
O único tratamento para catarata é a cirurgia. Feita com anestesia local, consiste na substituição do cristalino opaco pelo implante de uma lente intraocular que é injetada no olho através de uma incisão de 2 mm. O procedimento é realizado em um olho e depois no outro. A recuperação é rápida e depende da aplicação correta de colírios três colírios: lubrificante, anti-inflamatório e antibiótico.
Por se tratar de um processo de envelhecimento do cristalino na maioria dos casos, embora também possa ser causada por traumas ou doenças congênitas em algum momento a catarata aparecerá.
Durante o dia usar óculos com lentes que filtrem 100% da radiação UV (ultravioleta) nas atividades externas. A falta de proteção solar aumenta em 60% o risco de catarata.
Dormir de 6 a 8 horas/dia.
Controlar a glicemia. O diabetes dobra o risco da doença.
Evitar excesso de sal na dieta e o tabagismo.
Realização da cirurgia pelo iAMA
Para ser atendido pelo Projeto Catarata do iAMA o paciente deverá satisfazer os seguintes requisitos:

Não possuir plano de saúde;
Comprovar que não possui condições financeiras para pagamento da cirurgia em uma clínica particular;
Submeter-se à consulta de avaliação com a equipe de médicos voluntários.
A consultas de avaliação é gratuitas e a cirurgia é realizada a baixo custo, na sede do nosso Instituto ou em clínica parceira. O investimento realizado engloba:
Consulta pré-operatória
Exames Oftalmológicos pré-operatórios
Equipe Médica Oftalmológica
Médico Anestesista
Lente intra-ocular
Sala de cirurgia
Consulta pós-operatória
Outros Procedimentos
Oferecemos também à baixo custo os seguintes exames:
Topografia (Ceratoscopia, Ceratometria e Fotoceratoscopia)
Paquimetria (Mapa Paquimétrico)
Biometria (Ecobiometria)
Microscopia (Microscopia Especular de Córnea)
Tomografia de Mácula (OCT Retina)
Tomografia de Nervo Óptico (OCT Glaucoma)
Tomografia de Córnea (Pentacam)
Retinografia Colorida
Campimetria Computadorizada (Campo Visual, CV)